Logística - O segredo da competitividade
Página 1 de 1
Logística - O segredo da competitividade
A empresa moderna exige rapidez e otimização do processo de
movimentação de materiais, interna e externamente, que se inicia desde
o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final ao
cliente.
Esse fator de competitividade proporciona aumento da performance e
produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos,
agrupando as diversas atividades da empresa, permitindo melhor controle
e maior integração entre os setores, eliminando a visão limitada da
área de atividade.
O papel da logística visa atender o objetivo final de proporcionar
ao cliente produtos que satisfaçam suas necessidades, no menor tempo
possível e ao menor custo. A logística cuida de:
- confirmação de pedidos: é o tempo que a empresa combina com o cliente para a entrega do produto;
- transportes: é a movimentação externa do produto final ao cliente
através de meios rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroviário;
- gestão dos estoques: é necessário manter um nível mínimo de estoques, suficiente para suprir a demanda;
- armazenagem: é a utilização eficiente do espaço necessário para estocar os produtos;
- movimentação: a forma de movimentar matérias-primas na fabricação,
como pontes rolantes, esteiras transportadoras, empilhadeiras e outros
meios;
- embalagem: é a forma de proteção do produto;
- planejamento integrado: de produção, compras e embarques;
- sistema de informação: é necessário ter uma base de dados para planejar a programação de entrega e controle da logística.
Manfredo Arkchimor Paes
Consultor - Sebrae-SP
movimentação de materiais, interna e externamente, que se inicia desde
o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final ao
cliente.
Esse fator de competitividade proporciona aumento da performance e
produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos,
agrupando as diversas atividades da empresa, permitindo melhor controle
e maior integração entre os setores, eliminando a visão limitada da
área de atividade.
O papel da logística visa atender o objetivo final de proporcionar
ao cliente produtos que satisfaçam suas necessidades, no menor tempo
possível e ao menor custo. A logística cuida de:
- confirmação de pedidos: é o tempo que a empresa combina com o cliente para a entrega do produto;
- transportes: é a movimentação externa do produto final ao cliente
através de meios rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroviário;
- gestão dos estoques: é necessário manter um nível mínimo de estoques, suficiente para suprir a demanda;
- armazenagem: é a utilização eficiente do espaço necessário para estocar os produtos;
- movimentação: a forma de movimentar matérias-primas na fabricação,
como pontes rolantes, esteiras transportadoras, empilhadeiras e outros
meios;
- embalagem: é a forma de proteção do produto;
- planejamento integrado: de produção, compras e embarques;
- sistema de informação: é necessário ter uma base de dados para planejar a programação de entrega e controle da logística.
Manfredo Arkchimor Paes
Consultor - Sebrae-SP
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|